Devem ter sido espetaculares as circunstâncias da sua morte para que os orientais lhe tenham sempre chamado "o grande mártir" e para que a sua pessoa se tenha tornado bem depressa, lendária. Não há culto mais antigo nem mais espalhado. Já no séc. IV Constantino lhe levantava uma igreja. Em Inglaterra, principalmente, o seu culto tornou-se, ainda e é, mais popular. Em 1222 o concílio nacional de Oxónia ou Oxford estabeleceu uma festa de preceito em sua honra. Nos primeiros anos do séc. XV o arcebispo de Cantuária ordenou que tal festa fosse celebrada com tanta solenidade como o Natal. Antes disso o rei Eduardo III tinha fundado, em 1330, a célebre Ordem dos Cavaleiros de São Jorge, conhecidos também pelo nome de Cavaleiros da Jarreteira. Vários artistas: Rafael, Donatello e Carpaccio representaram São Jorge. No lugar onde esteve içada a bandeira de Portugal por ocasião da batalha de Aljubarrota foi construída, em 1388, uma ermida dedicada a São Jorge. Em 1387 começou a incorporar-se na procissão do Corpo de Deus, por ordem de D. João I, a imagem deste Santo, a cavalo.
ORAÇÃO:
Vós fostes o defensor da fé cristã e morrestes pela Igreja Católica.
Defendei o meu corpo dos males, das doenças e das balas assassinas.
Defendei a minha alma contra os males, da descrença e contra os inimigos da minha salvação. Defendei minha casa contra os assaltantes e destruidores da felicidade do lar.
Defendei meus bens contra os ladrões, os mal feitores e contra os meus inimigos.
Dai-me o vigor da fé, da esperança e o amor a Deus e ao próximo.
Amém!
Num episódio da Passio de são Jorge, um texto grego do século V traduzido em várias línguas orientais e em latim, depois de ter distribuído os seus bens aos pobres, o jovem declara-se cristão diante do imperador e dos seus governadores. Com esta rara miniatura medieval, que resume eficazmente o sentido do testemunho de um santo muito popular, tanto no Oriente como no Ocidente, «L’Osservatore Romano» formula os bons votos mais cordiais e carinhosos ao Papa Francisco pelo seu onomástico. Convicto de manifestar os votos e as orações de numerosas pessoas no mundo inteiro, e precisamente quando se celebra o quadragésimo aniversário da solene profissão religiosa do padre Bergoglio na Companhia de Jesus (22 de Abril de 1973), na data em que teve lugar a de Inácio de Loyola e dos seus companheiros (22 de Abril de 1542).
Nenhum comentário:
Postar um comentário