Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

25 de abr. de 2013

Um jeito diferente de acolher as crianças na missa




Campinas,  (Zenit.org) Rachel Abdalla

Segundo os últimos Documentos de Catequese da Igreja, a preocupação atual está focada nos jovens e adultos que foram catequizados, mas não foram evangelizados, ou seja, não tiveram um encontro com a pessoa de Jesus Cristo que transforma e dá novo sentido à vida. Porém, a catequese infantil sempre foi e será uma de suas principais atividades.

A psicologia prova que os sete ou oito primeiros anos são fundamentais no desenvolvimento humano, pois neste período se dá a formação psicológica da criança que é desenvolvida juntamente com o caráter, a personalidade, a afetividade e os valores que servirão de base para o modo de agir durante toda a sua vida. E, a espiritualidade cristã se encontra dentre os valores que, assim como todos os outros traços psicológicos ou morais, se semeados na primeira infância, formarão raízes que sustentarão a vida cristã e as intempéries do cotidiano no futuro.

Há quinze anos, o 'Pequeninos do Senhor', acreditando na importância de acolher a criança dentro da Igreja para que ela tenha esse encontro com Jesus, desde a mais tenra idade, desenvolveu um projeto de evangelização para ser aplicado durante as missas, num espaço adequado para esta atividade. O objetivo é inserir a criança na vida da Comunidade, trazendo-a para a casa do Pai, como uma extensão da sua casa, onde ela se sinta à vontade e acolhida, e cresça de mãos dadas com um Amigo, fiel e companheiro, que estará sempre ao seu lado.

Quando os pais, juntamente com seus filhos, saem de casa para celebrar o Dia do Senhor, eles estão dando os últimos passos da semana anterior, e os primeiros da semana que se inicia, tendo como apoio da caminhada, a Palavra de Deus que é transmitida, com todo o seu vigor, na Celebração do Mistério Pascal de Cristo, a Eucaristia. Por isso, é muito importante que as crianças participem da procissão de entrada da missa, à frente ou atrás do padre ou ministro da Palavra, e seja por ele acolhida, juntamente com toda a assembleia, para depois ser encaminhada para a sala de catequese.

Dentro do Projeto Pequeninos do Senhor, as crianças têm a oportunidade de ouvir a Palavra de Deus que é proclamada no domingo e para aquela semana, numa linguagem lúdica e apropriada à idade delas. O material didático Litúrgico-Catequético, Missal dos Pequeninos, é oferecido gratuitamente pelo Projeto e foi desenvolvido para que os catequistas encontrem suporte específico para acolher e falar com as crianças durante o tempo da missa, a fim de que elas possam bem compreender, assimilar e aplicar os ensinamentos de Jesus na vida. Portanto, pais e filhos, mesmo que em ambientes distintos, escutam e acolhem a Palavra de Deus para que ela caia no coração e se transforme em ação cristã.

O Pequeninos do Senhor é, pois, um serviço de evangelização da Igreja Católica que pode ser implantado em todas as Paróquias e Comunidades que se interessarem por esta catequese dos pequeninos na missa, e faz isso em obediência ao pedido de Jesus: "Vinde a mim os pequeninos e não os impeçais, por que deles é o Reino dos céus" (Mc 10,14).

*Rachel Lemos Abdalla é Fundadora e Presidente da Associação Católica Pequeninos do Senhor; Coordenadora da Catequese da Família da Paróquia Nossa Senhora das Dores em Campinas; e é membro da 'Equipe de Trabalho' do 'Ambiente Virtual de Formação' da Arquidiocese de Campinas, São Paulo – Brasil.

Site: www.pequeninosdosenhor.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário