Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

2 de abr. de 2013

A graça das lágrimas


L’Osservatore Romano

É uma graça especial a que o Papa Francisco convida a pedir: a graça das lágrimas.  Porque «são precisamente as lágrimas que nos preparam para ver Jesus». Explicou-o na manhã de terça-feira, 2 de Abril, durante a missa celebrada na capela da Domus Sanctae Marthae, na qual, como de costume, participou um grupo de funcionários do Vaticano.
Desta vez, participaram os membros do Corpo da Gendarmaria e dos bombeiros da Cidade do Vaticano, guiados pelo comandante Domenico Giani.
Ao comentar o episódio do Evangelho no qual João refere a frase pronunciada por Maria de Magdala «Vi o Senhor!» depois de lhe ter lavado os pés com as suas lágrimas e de os ter enxugado com os capelos (cf. Jo 20, 11-18), O Papa  Francisco recordou que Jesus perdoou os numerosos pecados desta mulher, porque «amou tanto». Portanto, repropôs o testemunho oferecido pela mulher «desprezada por quantos se julgavam justos» no momento em que deve enfrentar «o fracasso de todas as suas esperanças. O seu amor – afirmou – já não existe e chora. É o momento da escuridão». Contudo ela «não diz “falhei”. É singular, não é? Simplesmente chora. Vede, por vezes, na nossa vida os óculos para ver Jesus são as lágrimas. Há uma fase na nossa vida que só as lágrimas nos preparam para ver Jesus. E qual é a mensagem desta mulher? “Vi o Senhor”». É um exemplo «para o caminho da nossa vida. Todos nós – acrescentou o Papa – atravessáramos, na nossa vida,  momentos de alegria, de dor, de tristeza, todos passámos por estas coisas. Mas, e agora tenho uma pergunta, choramos? Nos momentos mais difíceis, será que choramos? Será que tivemos aquele dom das lágrimas que preparam os olhos para ver o Senhor? Vendo esta mulher que chora nós também podemos pedir ao Senhor a graça das lágrimas. É uma graça bonita. Uma bela graça. Chorar é fruto de tudo: do bem, dos nossos pecados, das nossas graças, e também da nossa alegria; chorar de alegria! Daquela alegria que nós pedimos para ter no céu e que agora pregustamos. Chorar. O pranto prepara-nos para ver Jesus. Que o Senhor nos dê a graça, a todos nós, de poder com a nossa vida dizer «vi o Senhor!». «Porque ele te apareceu?» «Não, não só; mas eu o vi, vi-o no coração. E porque o vi vivo desta maneira». Este é o testemunho. “Vi o Senhor”, bonito! Espero que todos nós possamos dar este testemunho: “vivo assim porque vi o Senhor”».
Concluída a missa, o Papa deteve-se alguns momentos para cumprimentar todos os presentes. Entre os concelebrantes  o arcebispo Baldisseri, monsenhor Ricca e os capelães do Corpo da Gendarmaria, pe. Schiavella e pe. Pellini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário