Paróquia Santa Luzia

Paróquia Santa Luzia
...

8 de abr. de 2013

EUA: Bispos destinam mais de 3 milhões de dólares para a América Latina



WASHINGTON. (ACI/EWTN Noticias).- A Subcomissão da Igreja para a América Latina da Conferência dos BisposCatólicos dos Estados Unidos (USCCB) aprovou mais de 3,1 milhões de dólares para financiar ao redor de 100 projetos pastorais em 19 países da América Latina e do Caribe.
Entre os projetos que receberão a ajuda econômica se encontram a pastoral do trabalhador migrante, o apoio às atividades dos peregrinos que participarão da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 e a continuação da reconstrução do Haiti.
O Bispo Auxiliar de Seattle e Presidente Episcopal da Subcomissão, Dom Eusebio L. Elizondo, expressou: "estamos comprometidos em apoiar e prover o cuidado pastoral aos migrantes, não só em nosso país mas também em todo o continente americano".
Um dos países da região em receber o apoio, segundo a USCCB, foi o Peru onde os Bispos "receberam uma doação de 15 mil dólares para fortalecer a Pastoral da Mobilidade Humana, organização oficial da Conferência Episcopal Peruana para o cuidado pastoral dos migrantes".
Além disso, o subcomitê concedeu recursos para ajudar os líderes da Igreja de toda a América Latina e do Caribe a viajar para Los Ángeles ao final deste ano para discutir sobre o fenômeno da migração e a forma de melhorar o apoio espiritual aos migrantes.
O Arcebispo de Miami e membro da Subcomissão, Dom Thomas G. Wenski, assinalou que "estamos contentes de ver que nossos esforços para impulsionar a reconstrução e a Igreja no Haiti começam a dar frutos".
O apoio da Igreja dos Estados Unidos foi fundamental na assistência continuada.
Em 12 de janeiro de 2010, Haiti foi sacudido por um terremoto de 7,0 graus de magnitude na escala Richter que destruiu grande parte da capital, Porto Príncipe, onde mais de 200 mil pessoas perderam a vida e um milhão ficou desabrigada.
Em 21 de março deste ano, os Bispos outorgaram 1,1 milhões para três subvenções nesse país. Uma das subvenções é de 575 mil dólares que junto a uma doação de 50 mil dada por uma Paróquia de Connecticut serão destinadas a demolir e reconstruir a Igreja de Sainte Genevieve des Orangers, situada em uma zona rural mais pobre perto da capital.
Por outro lado, em apoio às atividades com os jovens assistentes à JMJ Rio 2013, os Bispos americanos destinaram $30 mil dólares para que a Conferência Episcopal do Equador realize o Terceiro Congresso Nacional da Juventude para preparar os peregrinos desse país.
Dom Elizondo assinalou que "estamos muito contentes de continuar ajudando aos jovens em todo o hemisfério para assistir à Jornada Mundial da Juventude e ter a oportunidade de ver o Papa Francisco".

Nenhum comentário:

Postar um comentário